História

   Uma empresa denominada Mandrake, ao fundir-se com a Conectiva, acabou tornando-se Mandriva. A empresa acabou ficando muito conhecida e respeitada. A aquisição e fusão das duas empresas trouxeram custos e metas. Ao longo do tempo, mesmo com excelente documentação, facilidade de uso, KDE muito estável, elegante, pacotes funcionando corretamente, centros de treinamentos e muitas empresas usando seu Sistema, a situação financeira da empresa acabou indo de mal a pior.

   No dia 18 de Setembro de 2010 foi divulgada uma nota pelos ex-funcionários e futuros desenvolvedores do Mageia:

“Paris, 18 de setembro de 2010,

    Como você deve ter ouvido falar, o futuro do Mandriva Linux é incerto. A maioria dos empregados que trabalhavam na distribuição foram demitidos quando a Edge-IT foi liquidada. Nós não confiamos mais nos planos da Mandriva SA e não acreditamos que a empresa (ou qualquer outra empresa) seja um porto seguro para tal projeto. 

  Muitas coisas aconteceram nos últimos 12 anos. Algumas foram muito boas: a comunidade em torno do Mandriva Linux é grande, motivada e experiente, a distribuição se tornou uma das mais populares e premiadas, fácil de usar e inovadora. Alguns outros eventos tiveram consequências realmente muito ruins, que fizeram as pessoas ficarem não tão confiantes quanto à viabilidade de sua distribuição favorita.

   As pessoas que trabalham nisto apenas não querem ser dependentes da economia flutuante e errática, e os inexplicáveis movimentos estratégicos de uma empresa.” - www.mageia.org.

   No final de 2010 um grupo de funcionários de uma subsidiária da Mandriva foram demitidos logo após a empresa ter passado por crises financeiras. Um grande grupo de desenvolvedores do projeto Mandriva decidiu criar uma organização sem fins lucrativos, um fork, ou seja, recomeçar a distribuição Mandriva Linux a partir de uma cópia.

   O objetivo deste fundamento é o de gerir e coordenar o desenvolvimento de uma nova distribuição, lidando com seus códigos, repositórios de acomodação, marketing, mídia e eventos.

   A organização é formada por uma rede de comunidades de software livre cooperando uns com os outros, esta organização tem procurado encontrar recursos econômicos, técnicos e humanos necessários para a totalmente independente Mageia.

   Os dados da organização chamaram atenção o suficiente, ainda mais se considerarmos o curto período de tempo que levou para colocar na Internet a 1ª versão do Mageia.

   Mais de 100 promotores distribuídos e 10 equipes participaram do desenvolvimento de distribuição. Mageia foi traduzido em 161 línguas e 21 línguas foram oficializadas na web.

A associação do Mageia conta, hoje, com desenvolvedores, empacotadores de software, testadores e tradutores.