Interfaces

O Mageia 5 tem varias interfaces:

KDE (4.14.3)


KDE significa basicamente, K Desktop Enviroment.
Essa interface é bem aceita para aqueles “acostumados” com o sistema Windows e recomendadas para os iniciantes do Linux por ter uma interface parecida tendo um “menu iniciar”, um “Windows Explorer” e etc.
O menu K do KDE é como o menu iniciar do Windows através dele o usuário pode ter acesso aos softwares instalados como as principais funções do sistema. O KDE tem um pacote simples de escritório porem com muito componentes como o KWord, KSpread, Kpresenter, Kchart, Kformula, Kugar, Kivio, Kexi, Krita, e Karbon14.
Uma das peculiaridades dessa interface é ela ser totalmente personalizável.
A única desvantagem do KDE é que ele é geralmente pesado recomenda-se um PC com no mínimo 1 GB de RAM para rodá-lo razoavelmente, já que ele pode iniciar consumindo pelo menos 300 MB de RAM.
As mais de 50 correções de erros registradas incluem melhorias no cliente de e-mail KMAIL, no visualizador de documentos Okular, na aplicação de RSS Akregator, no gestor de ficheiros Dolphin e na ferramenta de UML Umbrello, entre outras.

GNOME (3.14)
















O Gnome (“GNU Network Object Model Environment”) é uma interface disponível para sistemas tipo Unix, particularmente para Linux. As vantagens do Gnome é ele ter uma extensa quantidade de ferramentas para escritório como o Abiword, Gnumeric, Planner, DIA, Inkscape, e Gimp.

Além de ser fácil de usar ele tem objetivo de ser simples e agradável os diálogos e os menus são simples e facilmente compreensíveis.
Porem não é possível personaliza-lo.

LXDE

Seu foco é computadores antigo sendo um sistema leve e com uma velocidade razoável, ele não possui grandes efeitos de tela priorizando a velocidade, estabilidade, e a leveza da interface.

LXQT (substituindo RAZORQT)

O LXQT é um ambiente gráfico fruto da junção entre LXDE e RAZORQT, duas interfaces gráficas para computadores com pouco poder de processamento, o LXQT é desenvolvido usando o QT5, desse modo podemos ter um ambiente leve e ao mesmo tempo moderno.  


XFCE (0.9.0)

Essa interface foi criada para computadores com poucos recursos, geralmente suas distribuições tem programa que consomem pouca memória RAM. Essa interface é totalmente customizavel sendo possível adicionar barras novas, alterar a aparência dos ícones e do sistema.

MATE (1.8.0)

O nome "MATE" pronuncia-se Ma-Tay, vem de erva-mate, uma espécie de azevinho nativa da região subtropical da América do Sul. Suas folhas contêm cafeína e são usados ​​para fazer infusões e uma bebida chamada chá. Ele um fork do Gnome Shell e opção ao Gnome 3 por muitos não terem gostado da mudança drástica no seu visual. Ele é mais leve que o Gnome,KDE e Unity.

Cinnamon (2.4.5)



Cinnamon do inglês, canela é um ambiente de desktop desenvolvido pelo Linux Mint, portanto segue a mesma filosofia.
O cinnamon tem o objetivo de ser fácil de usar, poderoso e flexível. Ele é compatível com a maioria das distribuições Linux.

Enlightenment (E18)

O Enlightenment é um gerenciador é leve, responsivo, modular e extensível. Além disso, é um pouco mais completo que o Razor-qt, por exemplo, pois conta com um gerenciador de arquivos nativo.